Layout by VICKYS.com.br

sábado, 28 de junho de 2008

"Eu não tenho tempo"

Quem nunca ouviu essa máxima da desculpa esfarrapada? Acho que qualquer ser humano um dia já utilizou dessa pra escapar de um compromisso que não parecia grande coisa, ou de uma situação embaraçosa. A escola é um ótimo exemplo. Tinha um livro pra ler, mas não teve saco pra isso? Joga a culpa no tempo. "Professora, como a senhora quer que eu leia um livro de 150 páginas em duas semanas?! Eu durmo a maior parte da tarde, e à noite eu fico na internet com meus amigos! Não tenho tempo!"

Eu já vi isso várias vezes, principalmente quando era algum trabalho que tinham esquecido de fazer. E a resposta era sempre a mesma: "O que você faz da meia-noite às seis da manhã?". O coitado ainda caía: "Eu durmo". E a professora sempre dava um sorriso sacana e lançava mão do: "Então não durma. Faça o trabalho". Ai de quem choramingasse que precisava dormir, recebia um sermão de meia hora sobre se esforçar, planejar e programar, e nhe nhe nhe.

Mas até aí tudo bem, não é? Normal. Eu mesma já devo ter dado essa desculpa algumas vezes. Mas o que me irrita profundamente é quando usam essa desculpa pra coisas básicas do cotidiano. Coisas que nem são trabalhosas, nem demoram tanto, nem que fazemos por obrigação, e sim por prazer.

Já ouvi gente dizendo que não tinha tempo pra ler. Ou escrever. Ou pra ver aquele filme que saiu em DVD mês retrasado. Ou quando precisavam ligar pra alguém, e não faziam. São tantas as situações em que isso se encaixa... e o pior é que as pessoas acreditam. Com esse ritmo louco, essa correria em que vivemos, falar que não tem tempo de fazer a barba é aceitável.

Cara, como assim?! Não é aceitável! Enquanto você estava no sofá, assistindo o Domingão do Faustão, você podia ter aproveitado melhor esse tempo inútil e lido um livro. Ou aquela tarde que você passou inteira na frente do PC, reclamando que não tinha ninguém interessante on-line no MSN, e que ninguém lhe mandava um recado no Orkut, você podia ter ido na locadora mais perto de casa e alugado o último fime do Stallone! E aquela aula que você teve, que a professora deixou vocês livres pra fazer o que quisessem enquanto ela corrigia as provas, você podia ter escrito alguma coisa, ao invés de dormir.

Mas não. As prioridades são diferentes. É melhor passar aquele tempo afogado em puro ócio, sem aproveitar nada, do que fazer alguma coisa que te dê prazer e acrescente alguma coisa em sua vida. Concordo que fazer nada às vezes é ótimo, e é uma delicinha não ter preocupações, mas tornar isso uma filosofia de vida, (e pior) uma desculpa eterna, é absurdo!

Posted by Thata @ 13:25

9 Comentários

Blogger Grilo Pensante said...

tempo pra coçar o saco todo mundo tem neh?


(desculpa a expressão)

mas eh bem por aí...

boa reflexão

http://felipepensador.blogspot.com/

29 de junho de 2008 às 15:47  

Blogger Gabriel Leite said...

É, eu bem que queria que fosse charme, mas hoje em dia eu não tenho tempo pra nada mesmo!! rs

Beijo

30 de junho de 2008 às 19:05  

Anonymous Anônimo said...

é e não é que vc repara mesmo como estamos ficando neh
pois acredito que o que falta mesmo é vontade de ir e fazer
porque a preguiça é muito má
e afeta todo mundo
as pessoas tem medo de encontrar algo novo em suas vidas e preferem nao fazer nada pelo costume de nao fazer mesmo ou pelo medo como ja disse de ver algo que ele mesmo nao saiba,,, entende?

30 de junho de 2008 às 20:49  

Blogger Thiago Paulo said...

Muito bom o post... é tudo isso que você falou, temos muito tempo, e mais facil culpar a preguiça!!
Como uma pessoa não consegue ler um livro de 150 paginas em uma semana? comigo já aconteceu isso, numa época em que não gotava de ler. Nem acredito que perdi muitos dias jogando video game, seria melhor ter lido um livro.
Sorte que tudo mudou...percebi a importancia da leitura.

Falta de tempo, não é desculpa!!!

Abraços..

2 de julho de 2008 às 15:08  

Blogger Thiago Paulo said...

Há, me esqueci de dizer uma coisa.
O Novo visual está muito bonito..adorei!!

Abraços..

2 de julho de 2008 às 15:12  

Blogger Gabriel Leite said...

Ah, mas coisas como atualizar o blog, responder e-mails e ver alguns programas da TV já fazem parte da minha agenda. Eu não tenho é tempo livre! Aquele tempo pra você fazer o que quiser, e não o que já está programado.

4 de julho de 2008 às 14:20  

Blogger Gabriel Leite said...

"Os Goonies" é bem bacaninha, mas é o filme da geração dos meus irmão mais velhos, não me marcou muito não. Se você não lembra de Edward Mãos de Tesoura, precisa rever. Tenho certeza que seu medo por ele vai passar. E A Morte Lhe Cai Bem (o da Meryl Streep) é fantástico! Recomendo demais.

4 de julho de 2008 às 14:23  

Blogger O Equilibrador de Pratos said...

Excelente blog. Acho que pode rolar uma interação bem legal entre nossos blogs: www.oequilibradordepratos.blogspot.com

- O Equilibrador de Pratos -
O que os homens pensam?

Relacionamentos. Teorias. Discussões. Comentários. Mulheres. Sexo. E pratos equilibrados em varinhas. Bem-vindo à vida real.

3 amigos (B. Sacamano, Hannibal e Jurandir, pseudônimos, claro) que resolveram fazer um blog tratando de assuntos que abordam o "Universo Homem + Mulher = Relacionamentos". Retrata todos assuntos citados acima, com textos bem escritos, humorados, ácidos, sarcásticos, irônicos e, sinceros ao extremo. Vale dar uma conferida. E que atire a primeira pedra quem não se identificar com algo. E por que o nome "O Equilibrador de Pratos"? Entre no blog e descubra. Será um "soco no rim". No bom sentido, é claro.

12 de julho de 2008 às 22:46  

Blogger Malu said...

Eu nunca uso essa desculpa, tenho tempo sim, é que sei administrá-lo bem. Então quando pego um livro de 400 páginas, pego sabendo se vou conseguir um tempo só para isso. E termino-o em no máximo 2 dias.

Voltei! Me desculpe pela demora para comentar por aqui, mas agora que achei uma fã do LP, não vou te deixar escapar.
Ósculos

15 de julho de 2008 às 12:36  

Postar um comentário

<< Home

Nome:
Local: São Bernardo, São Paulo, Brazil

Merece um clique

. Capinaremos
. Frenesi
. Guerras Secretas
. Saco de Filó
. Substantivolátil
. Suellen Pereira

Já foi dito

. Você: a pessoa mais importante do mundo!
. Virada Cultural, o Retorno
. Virada Cultural
. O motivo pelo qual eu não assisto jornal
. Eu sou besta...
. Os melhores desenhos da minha vida
. Atrasadinho, mas ta aqui
. Por que as pessoas viajam?
. 2008 começa
. Thata CG300

Créditos

[ Layout ]
VICKYS.com.br

[ Powered by ]