Layout by VICKYS.com.br

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Melancia, de Marian Keyes

Esse não é o tipo de livro que eu costumo ler. Histórias românticas, mesmo que comédias românticas, não são exatamente o tipo que me atrai quando eu entro numa livraria. Gosto muito mais do oculto, do sobrenatural, do mistério e da fantasia. Gosto bem mais de me deparar com fadas e vampiros do que com humanos normais.

Só que Melancia capturou minha atenção pela primeira vez pelo título e pela capa. Quem é que não ficaria curioso se ouvisse alguém dizer: “Estou lendo Melancia”. Lendo Melancia? Como assim? Será que inventaram mais uma técnica de adivinhação bizarra? Passamos de pedras entalhadas e borras de café para polpa de frutas?

Mas não é nada disso. Melancia é um livro que conta a história de uma mulher que é abandonada pelo marido assim que dá a luz à filha do casal. Olhando um resumo parco desse, você pensa: “Ah, lá vem esses romances de mulherzinha. Que chato!”. Foi o que eu pensei durante um tempo. Assim que soube do que se tratava, o joguei no fundo da minha mente, não lhe dando nem a chance de tentar convencer-me.

Até que comecei a ouvir as opiniões por aí. Pessoas me falavam que o livro era ótimo, que não tinha dado um tostão a ele até começarem efetivamente a ler. Eram tantas críticas boas, que acabei me rendendo e comprando-o.

Logo no Prólogo, que surpresa! A autora era espirituosa. Seus comentários eram cheios de sarcasmo e metáforas divertidas de se ler. Saí sorrindo do shopping, os olhos grudados nas páginas do livro. E foi uma viagem excelente de tomar parte.

No começo, Claire (esse é o nome da esposa abandonada) se enfia numa depressão profunda, se acaba em álcool e autocomiseração – a parte mais difícil de ler, devo ser franca. A autopiedade acabava com a minha paciência em alguns momentos, que era resgatada por mais trechos sarcásticos e flashbacks engraçados.

O livro vai ficando interessante a partir do momento em que ela conhece Adam (boas páginas para frente) e flui de forma a prender nossa atenção. Eu li o livro praticamente inteiro na madrugada de ontem, e acredito que alguns vizinhos devam ter percebido pelas gargalhadas altas que soltava com alguns trechos.

Eu não vou contar o que acontece, pra não estragar o livro, mas a volta do defunto me fez ter muita raiva. Raiva dele, por ser um boçal sem tamanho, claro, mas mais raiva dela, por se deixar convencer e permitir que ele acabasse com o pouco de autoestima que ainda lhe restava. Fiquei pensando se realmente existiriam mulheres que caem nessa conversa e se um dia eu me comportaria como uma.

Mas, enfim, divagações à parte, Melancia é um livro de mulherzinha, mas um livro de mulherzinha engraçado, divertido e que lhe faz questionar várias coisas sobre relacionamentos, sobre anular a si mesma para fazer um namoro/casamento dar certo, sobre os sacrifícios que você deve ou não fazer em prol de seus filhos e até sobre aborto. Marian tem mãos de fada ao abordar todos eles e não faz pesar nenhum dilema a ponto de tornar a leitura uma coisa pedante.

Então, se você está precisando de uma pausa nas leituras pesadas e dramáticas, e quer alguma coisa leve e que lhe faça rir, Melancia é uma boa pedida.

Posted by Thata @ 01:08

0 Comentários

Postar um comentário

<< Home

Nome:
Local: São Bernardo, São Paulo, Brazil

Merece um clique

. Capinaremos
. Frenesi
. Guerras Secretas
. Saco de Filó
. Substantivolátil
. Suellen Pereira

Já foi dito

. Estou de volta
. Parabéns para mim
. Time to Change
. O verdadeiro Rei
. Quem sou eu?
. Ler, ler, ler!
. A cara do dono
. Aleluia, voltei!
. Amigo pra vida inteira
. "Eu não tenho tempo"

Créditos

[ Layout ]
VICKYS.com.br

[ Powered by ]